segunda-feira, 23 de março de 2009

AGENTE MUTAGÉNICO- DEFINIÇÃO

Agente físico, químico ou biológico, que em exposição com as células induz mutações. Quando a exposição é prolongada ou a intensidade dos agentes mutagénicos é elevada, aumenta a frequência das mutações.
No entanto as células possuem a capacidade de reparar muitos dos erros do DNA causados pelos agentes mutagénicos. Quando o equilíbrio entre a mutagénese e a reparação se rompe surge a mutação.
A exposição a agentes mutagénicos é, em alguns casos natural e inevitável, como a exposição a fontes naturais de radiação solar, radioactividade de minerais, (…) mas, a intensidade com que atingem os organismos provoca baixo número de mutações. Esta exposição pode ser ainda deliberada, por exemplo com fins médicos (ex: Raio X), por hábitos (alimentares ou outros) ou com fins bélicos (ex: gás mostardas, armas nucleares).
Alguns agentes mutagénicos provocam mutações em genes envolvidos no controlo da divisão celular provocando o aparecimento de cancro (tumor ou neoplasia maligna), sendo considerados portanto como agentes carcinogénicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário