segunda-feira, 16 de março de 2009

MUTAÇÃO - O QUE É?

Qualquer modificação ou alteração brusca de genes ou de cromossomas, podendo provocar uma mudança no fenótipo (fenótipo - carácter observável determinado pelo genótipo, sendo o genótipo a designação da combinação de alelos). Estas modificações podem ocorrer durante o processo de duplicação do DNA com vista à divisão celular, quer se trate de mitose ou meiose.
As mutações podem afectar as células somáticas ou da linha germinativa, os gâmetas. Quando a mutação se dá nas células somáticas esta terá reflexo no conjunto de células descendentes daquela que sofreu a mutação, podendo assim restringir-se a uma pequena zona do organismo. É através das mutações nas células somáticas que se originam alguns tipos de cancro. Quando estas ocorrem a nível gamético, todas as células descendentes desse gâmeta são portadoras da mutação, passando por isso à descendência.
As mutações são importantes do ponto de vista evolutivo, apesar da maior parte ser letal e perturbar o desenvolvimento embrionário, estas dão origem à variabilidade de indivíduos de uma população, podendo criar assim uma característica favorável num dado ambiente e desfavorável noutro.

Sem comentários:

Enviar um comentário